Frederico Borges, coordenador de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) do Sistema Abramge/Sinamge/Sinog, participou em Goiânia no dia 4 de julho de 2018 como debatedor na 12ª Convenção Brasileira de Hospitais (CBH) na palestra “Atenção Domiciliar (Home Health Care): Ferramenta de Apoio à Desospitalização Segura”.
Em sua explanação lembrou que a questão da desospitalização está no radar de importâncias estratégicas da Abramge, onde, inclusive, tratou do assunto em matéria de capa da primeira versão de 2018 da Visão Saúde – edição nº 7, revista editada pelo Sistema Abramge/Sinamge/Sinog.
Outro ponto abordado por Frederico Borges, o Home Care (atendimento domiciliar), disse que o tema deve ser tratado com responsabilidade pela sociedade. Dentro de uma avaliação criteriosa, a operadora de plano de saúde pode ou não proporcionar a oferta deste mecanismo para o seu beneficiário. Hoje o Rol da ANS não contempla este atendimento domiciliar, portanto, salvo casos onde a oferta é prevista em contrato, as operadoras não são obrigadas a oferecer esse serviço.
Finalizando, o representante da Abramge demonstrou preocupação com a banalização da judicialização da saúde, que muitas vezes não observa a razoabilidade e tecnicidade das solicitações processuais, onde, em alguns casos, obriga até mesmo a operadora a realizar obras nos imóveis para adequá-lo conforme a necessidade do paciente.
Compartilhe este conteúdo: