O Cenário Saúde é uma iniciativa do Sistema Abramge/Sinamge/Sinog que contribui com a missão destas instituições de criar e disseminar conhecimento a respeito do setor de saúde, com foco no mercado brasileiro de planos de saúde.

Esta 17ª edição apresenta os indicadores de desempenho da saúde suplementar em um cenário em que a recuperação da atividade econômica foi interrompida pela pandemia de COVID-19, causando uma retração do PIB em 2020 após dois anos de baixo crescimento e aumento do desemprego.

O número de beneficiários de planos médico-hospitalares apresentou queda no segundo trimestre de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019, evidenciando os efeitos da pandemia sobre a economia brasileira. O crescimento da cobertura dos planos exclusivamente odontológicos apresentou uma desaceleração em 2020, devido à queda do número de beneficiários no 2º trimestre deste ano.

A sessão especial analisa as multas aplicadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nas operadoras. Foram analisados o número de multas aplicadas, o valor destas multas, o valor médio das multas e o valor médio em multas por operadora. Nas operadoras exclusivamente odontológicas ficou evidente a desproporcionalidade das multas em relação a sua capacidade financeira.

O Sistema Abramge/Sinamge/Sinog espera que a publicação contribua com o planejamento e a tomada de decisão dos gestores, além de promover a melhoria contínua e o desenvolvimento das atividades das operadoras de planos de saúde no Brasil.

Baixar PDF

 

Compartilhe este conteúdo:


Rua Treze de Maio, 1540 - Bela Vista - São Paulo - SP | CEP.: 01327-002 | Tel.: 11 3289-7511 / 11 4508-4799 / 11 4508-4774
© 2014 - Todos os direitos reservados

Para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse, nós utilizamos cookies e tecnologias semelhantes. Para navegação funcionar corretamente será necessário política de privacidade