Os principais desafios do setor de saúde no Brasil passam por questões estruturais e complexas. Uma delas é o overuse, tema da reportagem de capa desta edição, escolhido com o intuito de retratar como o mercado vem enfrentando suas causas e efeitos. Em síntese, nota-se uma tendência crescente de abordagem baseada em evidências científicas, apoiada em medicina de valor e centrada no paciente. Como deve ser, o uso desnecessário de recursos na saúde vem se tornando cada vez menos alvo de polêmicas e passa a integrar pautas não só de ambientes de gestão como das interações na ponta da assistência médico-hospitalar.

Outra reportagem de fôlego busca traçar um panorama do segmento de odontologia suplementar e o que se pode esperar do crescimento desse mercado. As oportunidades de segmentação, de ampliação do acesso à saúde bucal, de aumento de planos individuais e familiares e qual a nova confi guração das operadoras a partir de marcantes aquisições foram alguns dos assuntos que exploramos em conversas com entrevistados de visão muito abrangente e aprofundada.

A gestão de pacientes crônicos é tema de uma terceira matéria. Mostramos, na prática, alguns dos resultados dessa estratégia e como os programas se tornam cada vez mais relevantes em um momento em que todos os olhos e ouvidos se voltam para a atenção primária à saúde. Em Acesso, o destaque deste número é o Centro Clínico Gaúcho, uma das maiores operadoras do Rio Grande do Sul, que da região metropolitana de Porto Alegre está se expandindo para todo o Estado e, ainda, para a cidade catarinense de Florianópolis.

Nas Páginas Azuis, entrevistamos Jarbas Barbosa, ex-presidente da Anvisa e que hoje ocupa papel relevante na hierarquia da OPAS/OMS. Falamos sobre a epidemia de covid-19 e a agenda de colaboração da organização com o Ministério da Saúde brasileiro para possibilitar programas robustos o suficiente no enfrentamento de grandes desafios.

A aguardada reforma tributária e seu potencial de fortalecer a economia e os negócios no país estão no nosso Raio X. Vislumbramos, na seção Check up, os avanços esperados com a iminente regulamentação da telemedicina.Vem conosco!

Boa leitura.

 

Baixar PDF

 

Compartilhe este conteúdo:


Rua Treze de Maio, 1540 - Bela Vista - São Paulo - SP | CEP.: 01327-002 | Tel.: 11 3289-7511
© 2014 - Todos os direitos reservados