Nesta edição, procuramos mostrar como a pandemia está impactando a saúde suplementar. Não faltam desafios diante de situações tão inusitadas, mas as operadoras de planos médico-hospitalares e odontológicos, de norte a sul do país, responderam de forma consistente às demandas urgentes e estão adaptando suas redes, processos e serviços para o atendimento tanto dos pacientes acometidos pela nova doença quanto a todos os demais beneficiários neste contexto, que tem se prolongado além do que todos imaginavam no início. A solidariedade e a agilidade, inclusive no apoio à saúde pública, também marcaram o setor nessa primeira fase da Covid-19, como destacamos em nossa matéria de capa.

É consenso entre os analistas e os executivos das operadoras que um dos grandes legados deste período são a transformação e a conexão digital aceleradas. Este é o tema da nossa reportagem sobre telemedicina [2]. A necessidade de distanciamento social e de prevenir uma sobrecarga dos sistemas de saúde estão levando a sociedade a amadurecer na maneira de utilizar os planos de saúde, a exemplo da queda de casos nos prontos-socorros que poderiam ser tratados de forma eletiva.

A sustentabilidade do setor e a saúde em si têm ganhado maior visibilidade perante a opinião pública, com preocupações antes subestimadas. Vivemos um momento singular em que as evidências de estudos científicos e as incertezas que persistem estão pautando decisões em toda a sociedade e na vida das famílias, abrangendo o noticiário de economia, educação, esporte e praticamente todas as editorias.

O setor acompanha intensamente todos esses movimentos, criando e assumindo novas e boas práticas de prevenção e cuidados. Na seção Acesso [3], contamos a história de uma beneficiária que recebeu atendimento à distância pela primeira vez e pode fazer seu exame sem sair do carro, recebendo o resultado diretamente do seu médico com as recomendações pertinentes.

Nas Páginas Azuis [4], trazemos luz sobre como a Câmara dos Deputados tem lidado com os temas da pandemia. O presidente da Comissão Externa criada para acompanhar as ações do Legislativo e do Executivo, deputado Luizinho, faz uma reflexão a respeito dos principais erros e acertos do Brasil até aqui. O parlamentar também comenta tendências e prioridades que despontaram com a Covid-19.

No Raio X, apontamos o papel e as limitações dos testes do novo coronavírus, enquanto no Check Up trazemos recomendações sobre uma nova prática que também modificou o cotidiano de muitos de nós, o home office.

Boa leitura!

 

Baixar PDF

 

Compartilhe este conteúdo:


Rua Treze de Maio, 1540 - Bela Vista - São Paulo - SP | CEP.: 01327-002 | Tel.: 11 3289-7511
© 2014 - Todos os direitos reservados

Para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse, nós utilizamos cookies e tecnologias semelhantes. Para navegação funcionar corretamente será necessário política de privacidade